Por que aprender HTML e CSS?
Se você chegou até esse post, é porque está interessado em iniciar no mundo da programação web, ou ao menos saber um pouco mais de como nosso navegador consegue mostrar esse monte de informação bem organizada na sua tela.
Já passou pela sua cabeça qual a importância de aprender HTML e CSS?
Caso você seja um designer e está envolvido com algum projeto que será rodado pelo navegador, seria interessante tem uma base de conhecimentos sobre como o navegador recebe e interpreta as informações mostradas por ele, e isso também é válido para quem quer se especificar em back-end (termo utilizado para programadores especializados em linguagens que rodam no lado do servidor), pois fica mais fácil a comunicação com o resto da equipe de um projeto, quando se entende o mínimo de um todo.
Pode ser também que você seja um entusiasta, ou um aspirante a programador front-end (termo utilizado para programadores especializados em linguagens que rodam no navegador), e sendo assim, o HTML, CSS e o JavaScript é basicamente a tríade que hoje forma a base de todo o front-end.

Hoje, no momento em que eu estou escrevendo esse artigo, as tecnologias que estou utilizando para o front-end são o HTML5, CSS3 e o EcmaScript 6 (chamado também de Javascript). Existem também alguns outros elementos e skills que podem ser aprendidas para facilitar o trabalho como bibliotecas e frameworks. Então, o que são e para que servem cada uma dessas?
O HTML5 é uma linguagem de marcação de hypertexto, é basicamente o esqueleto de um site e atualmente estamos usando ela de forma mais semântica, o que facilita para o SEO (Otimização para motores de busca), e faz com que nosso site apareça mais facilmente em sites de busca. Um HTML mais semântico também ajuda para a interpretação feita pelo navegador, que pode ser lidos e transformados em áudio para deficientes visuais por exemplo.
Em outras palavras, o HTML faz uma marcação onde diz para o navegador onde estão os títulos, parágrafos, cabeçalho, rodapé, os artigos, links e assim por diante.
A estrutura básica de HTML5 é:
O CSS3 é uma folha de estilos, e serve para dar a aparência de um site. É a partir do CSS que configuramos a disposição dos objetos dentro de um navegador, mudamos suas cores, texturas, tamanhos e fontes. É com o CSS que é feito todo o design de uma página web, e com ele podemos até mesmo modificar sua apresentação a partir de qual dispositivo do site está sendo acessado, fazendo assim versões para desktop, tablets e mobile.
O CSS pode ser inserido tanto no próprio arquivo do HTML quanto em um arquivo separado. A estrutura básica de um CSS é:
propriedade: valor;
}
O JavaScript (EcmaScript) é uma linguagem de programação que roda no navegador e ela é responsável por transformar páginas estáticas em paginas interativas, com transições, atualizações dinâmicas e uma certa interação do usuário com o site.
O JavaScript pode ser inserido tanto no próprio arquivo HTML quanto em um arquivo separado. Sua estrutura vai depender na finalidade, mas basicamente vai conter uma função que pode validar um formulário, ou até mesmo manipular o DOM (Árvore de elementos de uma página).
const meuCabecalho = document.querySelector('h1');
meuCabecalho.textContent = 'Ola mundo!';
Se ao final deste artigo você ficou com mais dúvidas e vontade de aprender, sinal que meu objetivo foi alcançado rsrs. Espero que tenham gostado.
Nos sigam no Instagram @dev-nordestino
Até a próxima!
J. Jefferson N. do Vale
Comentários
Postar um comentário