Iniciando no Python
Olá DEV’s, tudo bom?
A algum tempo, surgiu a necessidade de aprender uma nova linguagem de programação, no caso, Python. Não sou um programador experiente nem nada do tipo, sobre linguagens de programação, conheço apenas um pouco de PHP e o ECMAScript (famoso JavaScript), no entanto, tive que aprender duas novas linguagens de programação, das quais irei começar a postar artigos aqui no blog, numa sequencia de aprendizado, e o primeiro esta sendo este :).
A ideia de produzir conteúdo sobre uma determinada linguagem, surgiu para guardar material para consultas futuras, e em contra partida ajudar a comunidade. Todo o conteúdo apresentando nas postagens podem ser alteradas no futuro, caso veja necessidade, ou se estiver equivocado (pode ocorrer) rsrs. Depois dessa introdução meia maluca, vamos ao que interessa.
Python
O Python é uma linguagem de programação de tipagem dinâmica, orientada a objetos, imperativa, funcional, de script… etc. :) foi criada por Guido van Rossum em 1991, e hoje está em bastante evidência devido a sua leve curva de aprendizagem juntamente com o ECMAScript. O Python é bastante utilizado na área de ciência de dados e áreas afins devido a grande quantidade de libs sobre o assunto, juntamente com a linguagem R. No entanto ela também pode ser utilizada para programação WEB com o framework JANGO e como linguagem de scripts, entre outras coisas.
Atualmente estou utilizando a versão 3.8 da linguagem.
SINTAXE
Inicialmente vale lembrar que, no Python, a tipagem é dinâmica, e tudo é objeto. Isso significa que, todas as variáveis declaradas, será atribuído o seu tipo automaticamente, e ela pertencerá a uma classe de seu tipo (explicarei melhor nos próximos artigos).
VARIÁVEIS
Variáveis são espaços na memória “temporária” do computador onde podemos guardar valores. Estes valores podem ser números inteiros, números reais, palavras e valores boleanos.
Declaração de variável
Para declarar uma variável, fazemos da seguinte forma: “Seu nome” + “Operador de atribuição” + “Valor atribuido”.
Ex.:
nome = 'Jefferson"
Comentários:
Um comentário é uma parte do seu código onde você pode colocar informações que não serão interpretadas ou compilados no seu programa. É uma boa prática sempre comentar o código para mapear as partes do seu programa. Os comentários no python podem ser feitos de duas formas.
Em linha:
Comentários em linha são iniciados com o simbolo de #
# Este é um comentário em linha
Em bloco:
Comentários em bloco são iniciados com o simbolo de “”" e fechados com “”"
"""Este é um
comentário
em bloco"""
A principal diferença entre os dois tipos de comentário é que o comentário em linha, contempla apenas uma única linha, já o comentário em bloco pode contemplar várias linhas.
Imprimindo valores
Para imprimir valores no console, basta utilizar a função print().
# Para imprimir um texto, basta inserir entre aspas:
print('Olá Mundo')
"""
OBS.: As aspas tanto podem ser simples
quanto duplas. Posteriormente mostrarei as
vantagens de cada uma delas.
"""
# Também é possível imprimir valores de variáveis, por exemplo:
var = 1
print(var)
"""
OBS.: No caso da impressão de variáveis
com a função print(), não se faz necessário
o uso de aspas.
"""
Tipos de variáveis
As variáveis podem ser:
var = 1 # ou -1 -> Variável de tipo inteiro.
var = 1.5 # ou -1.5 -> Variável de tipo ponto flutuante (Real).
var = True # ou False -> Variável de tipo boleano.
var = 'Jefferson' # Variável de tipo string.
Para saber a qual tipo pertence a variável, pode-se utilizar a função type(), onde será mostrado de qual classe pertence sua variável. (SIM!, as variáveis em Python são objetos).
# declaração da variável:
var = 1
# Método para mostrar tipo do objeto:
type(var)
"""
A saída desta função seria:
<class 'int'>
"""
Por hoje é só! Estarei atualizando este post diariamente. Até mais!
J. Jefferson N. do Vale

Comentários
Postar um comentário